Como o Teste de Raciocínio te ajuda a selecionar high performers

 Teste de raciocínio: você já ouviu falar? Esse método tem sido cada vez mais utilizado por diversas empresas, pois são considerados ótimos preditores de performance no trabalho. 

 Além disso, esse teste vem sendo mais efetivo do que os currículos e muito menos enviesados. Portanto, segue como um dos melhores métodos para realizar a triagem de candidatos durante o processo seletivo. 

 Afinal, por um longo tempo o currículo era utilizado como o único método para definir se um candidato está apto ou não para o cargo, simplesmente com base em algumas informações técnicas contidas em uma folha de papel. 

 No entanto, atualmente o currículo deixou de ser o único método determinante. 

Report – Seleção por currículo causa discriminação por gênero, cor e idadeacesse agora

Ficou curioso para saber um pouco mais sobre o teste de raciocínio, qual a sua função e por que é eficaz? Então continue lendo esse artigo! 

  1. Qual a diferença entre assessments e currículos? 
  2. O que são os assessments?
  3. Quais são os benefícios desse método? 
  4. O que é triagem e como é feita? 
    1. Régua de Smith
  5. Qual a função do teste de raciocínio? 
  6. Por que usar o teste de raciocínio? 
  7. O teste de raciocínio realmente funciona?

1. Qual a diferença entre assessments e currículos? 

Antes de falarmos sobre o teste de raciocínio, é necessário primeiro entender o que são os assessments, a sua respectiva de funcionalidade e qual a sua relevância entre esse meio empresarial. 

 Hoje em dia, é muito comum presenciar diversas pessoas que são contratados através de seu currículo e demitidos devido ao seu comportamento

 De fato, fatores como o baixo desempenho, inadequação à cultura da empresa e eventuais problemas de relacionamento com os colegas de trabalho, são algumas das principais causas no país que podem contribuir para a demissão do funcionário em questão, de acordo com algumas pesquisas realizadas

 Ao passo que, atualmente, a grande maioria das empresas busca por funcionários que sejam eficientes, competentes e que também estejam totalmente comprometidos com o seu trabalho. 

 Desse modo, os tradicionais currículos podem não ser o suficiente e quiçá nem os mais adequados na hora de avaliar um candidato e decidir se ele está plenamente apto ou não a exercer o cargo para o qual se candidatou. 

 Ainda mais quando o mercado de trabalho tem se tornado cada vez mais competitivo e muitos profissionais, na maioria dos casos, lutam pela mesma vaga de emprego

 Portanto, as informações contidas em uma simples folha de papel podem não ser o bastante para qualificar o profissional para o cargo em questão, salvo algumas exceções. 

 Um currículo, basicamente, é uma folha que contém todas as qualificações profissionais do indivíduo. 

 Todavia, as empresas buscam mais do que apenas o conhecimento sobre quais cursos e cargos o profissional já obteve. Pois estes não significam, necessariamente, a qualificação e competência do funcionário, são apenas algumas referências. 

 Mas não dizem muito a respeito dos seus reais valores e habilidades, bem como os verdadeiros desafios pelos quais já passou.

 2. O que são os assessments? 

Testes de raciocínio método têm sido cada vez mais usado por empresas, pois são considerados ótimos preditores de performance.

Arriscamos dizer que um mero currículo tornou-se um método “primitivo”, enviesado e pouco assertivo em relação ao atual cenário de trabalho. 

 Afinal, algumas informações contidas em um pedaço de papel geralmente não são o melhor meio de definir se aquele indivíduo se tornará um profissional valioso para a empresa. 

 Surge então o processo seletivo para escolher quem aparentemente está mais apto.

E, durante um processo seletivo, qual seria a metodologia mais indicada para definir se o indivíduo se encaixa na posição?

Bem, além das competências técnicas requeridas, também são exigidas competências comportamentais de acordo com cada cargo em questão. 

 Assim sendo, existem algumas ferramentas de análise psicométrica, conhecidas como assessments, cujo uso tem se tornado grandemente difundido. São fiéis aliadas durante os processos de seleções

 Basicamente, assessments são um conjunto de diferentes ferramentas utilizadas para analisar e avaliar cuidadosamente o comportamento e determinadas competências de uma pessoa diante de variadas situações e estímulos. 

 Assim, conseguimos determinar com mais assertividade se o candidato possui potencial, perfil e habilidades para ocupar o cargo e cumprir com todas as exigências requeridas.

Não perca os melhores candidatos para a concorrência

 3. Quais são os benefícios desse método? 

 Assim sendo, diversas empresas já passaram a adotar essa metodologia eficaz para avaliar melhor os candidatos, os traços de sua personalidade e o comportamento diante de certas situações. 

 Seguindo esse conceito, conseguem ser mais assertivas no processo de triagem para selecionar o candidato mais adequado para a vaga em questão. 

 Ao passo que os currículos conseguem ser bastante superficiais e pouco assertivos

 No mercado há uma variedade de ferramentas de assessments que podem ser utilizadas para avaliar o candidato, e cada uma delas possui critérios bem distintos que se enquadram em determinados contextos. 

 No entanto, as mais conhecidas são, normalmente, testes psicométricos, ou seja, testes de personalidade, testes de raciocínio e testes comportamentais. 

 Como citado anteriormente, esses testes são benéficos para que a empresa possa conhecer de forma mais padronizada e analítica os candidatos. 

 Com a garantia de mais assertividade na seleção, temos aumento de produtividade e redução de custos relacionados à contratação e demissão dos funcionários. 

 Todavia, para o próprio candidato, os testes realizados servem como um mecanismo de autoconhecimento

 Assim como os aspectos de sua personalidade, ele entenderá quais são os pontos mais fortes e quais são os pontos que precisam ser trabalhados, para que ele possa se desenvolver e se tornar um profissional cada vez melhor e mais competente. 

 Desse modo obteremos como resultado um processo seletivo muito mais eficiente e assertivo, que contrata os indivíduos mais qualificados e que se enquadram no cargo para desempenhar a sua respectiva função com eficácia.

4. O que é triagem e como é feita? 

Teste de raciocínio para recrutamento e seleção: vale a pena?
Há maneiras melhores de se fazer a triagem dos candidatos. Invista em métodos comprovados cientificamente!

Mas o que é triagem? Essa é a etapa do processo seletivo no qual é realizada uma filtragem, em que os candidatos que mais se encaixam dentro dos pré-requisitos do cargo evoluem para uma próxima etapa. 

 Existem diversas formas de se realizar essa triagem, no entanto, a mais comum é por currículo

 Com o constante avanço da tecnologia, a maioria empresas deixou de lado os currículos impressos e passaram a utilizar os seus formatos digitais. Entretanto, esse processo ainda pode ser extremamente lento e repleto de vieses

Não acredita? Acesse agora: Report – Seleção por currículo causa discriminação por gênero, cor e idade

 Assim sendo, após peneirar os candidatos mais adequados ao cargo, a empresa entra em contato com os indivíduos escolhidos para que, por exemplo, uma entrevista seja realizada. 

 O que acontece em grande parte das vezes é que poucos currículos são de fato avaliados, muitas entrevistas são feitas, e a empresa acaba perdendo muito tempo e eficiência.

 Isso ocorre porque, como já constatado diversas vezes, o currículo não é melhor maneira de selecionar candidatos.

Régua de Smith

Abaixo, temos uma régua desenvolvida por Mike Smith, um pesquisador da Universidade de Manchester, com base em resultados de 80 anos de estudos da psicologia organizacional. Essa régua mostra a correlação de alguns métodos de seleção com predição de performance futura.

Régua de Smith
Régua de Smith – Usada para apresentar a correlação entre o o desempenho nos testes de seleção de pessoas e a performance futura ao ser contratado

A caixa marcada como “Qualificações Educacionais” está relacionada justamente com a avaliação do currículo e tem uma correlação muito baixa com performance.

Já as caixas marcadas em azul mostram diferentes tipos de testes psicométricos, cada um com uma determinada correlação com performance, mais relevantes que a de currículo.

É claro que essa correlação varia de posição para posição, mas é seguro dizer que funciona melhor que a leitura de qualificações educacionais.

 Destaco aqui a avaliação de habilidade cognitiva, que é o teste marcado como mais alto na régua. Um teste de habilidade cognitiva nada mais é do que um teste de raciocínio.

 As ferramentas de assessments, como o teste de raciocínio, têm ganhado bastante notoriedade recentemente. 

 Pois são um método com eficácia comprovada para avaliar os perfis e mensurar de forma mais criteriosa certos aspectos da personalidade do candidato. 

 Portanto, é muito mais certo de que a empresa estará contratando um funcionário que atende aos requisitos e se enquadra perfeitamente dentro das exigências do cargo.

5. Qual a função do teste de raciocínio? 

 Assim, é certo afirmar que as ferramentas de avaliação são cruciais durante a triagem. 

 Essas ferramentas são capazes de revelar certos aspectos do candidato que não podem ser encontrados em um simples currículo. 

 Apesar do currículo ter sido utilizado durante muito tempo como o único método de triagem de candidatos, é em virtude dessa seleção errônea que muitos funcionários são demitidos

 Embora os seus currículos correspondessem às demandas necessárias, os funcionários não cumpriram com as expectativas

 E quanto ao teste de raciocínio citado anteriormente? 

 Bem, agora que você está mais familiarizado com o termo assessments e qual a sua principal finalidade, veremos a seguir como o teste de raciocínio geralmente é aplicado. 

 Assim você poderá compreender um pouco sobre essa metodologia eficaz que cada vez mais tem sido utilizada por empresas para obter uma melhor avaliação sobre os seus candidatos. 

 O teste de raciocínio é um assessment, ou seja, faz parte do conjunto de ferramentas de avaliação

 Geralmente, o teste de raciocínio é utilizado durante processos seletivos para mensurar a inteligência do candidato. 

 No entanto, vale ressaltar que não existe uma definição consensual para a inteligência, podendo corresponder a descrições distintas. 

 Assim, há uma variedade de testes de raciocínios diferentes. Todavia, os mais conhecidos e usados são o teste de raciocínio lógico e o teste de raciocínio fluido. Eles olham para diferentes tipos de inteligência, como explicado no vídeo abaixo:

 Veremos a seguir um pouco mais a respeito de cada teste. 

 Teste de raciocínio lógico 

 Os testes de raciocínio lógico, normalmente, costumam ser elaborados a partir de questões matemáticas, interpretação de texto e até mesmo conhecimentos gerais. Logo, ele aborda mais a questão da inteligência cristalizada.

 Assim sendo, os candidatos que possuem mais prática em exatas terão mais facilidade em responder às questões, e outros com grau de escolaridade maior terão mais conhecimento em determinados assuntos. 

 Para muitos, a lógica pode ser considerada como uma companheira fiel e extremamente necessária em nosso dia a dia, para analisar situações e resolver problemas

 Para isso, o raciocínio do candidato é posto à prova, e o indivíduo terá de raciocinar de uma forma lógica diante de determinadas situações. 

 Diversas pessoas associam os testes de raciocínio com matemática. Embora a matemática de fato esteja presente nesses testes, elas não são o fator predominante. 

 Pois o teste de raciocínio lógico também tem como função determinar outras capacidades, incluindo:

  • Raciocinar com clareza e agilidade; 
  • Planejamento estratégico; 
  • Capacidade de interpretar enunciados; 
  • Encontrar respostas para situações sob estresse e em um curto período de tempo.  

 Portanto, o teste de raciocínio lógico pode não ser a ferramenta correta para mensurar a inteligência fluida, ou inata, dos candidatos. 

 Todavia, são eficientes para determinar o nível de conhecimento do indivíduo a respeito dos respectivos assuntos

 Vale ressaltar que existe mais de um tipo de raciocínio lógico: o indutivo, o dedutivo e a abdução. 

 Teste de raciocínio fluido 

 Já os testes de raciocínio fluido tem como principal objetivo mensurar o constructo de inteligência fluida. 

 A inteligência fluida é considerada a capacidade de resolver novos problemas de forma imediata, ou seja, de forma instintiva e com destreza. Esse método também inclui um pouco de raciocínio lógico, porém, é um conceito mais abrangente

 Desse modo, os testes de raciocínio fluido buscam mensurar o constructo da inteligência fluida, quando um indivíduo é apresentado a situações nas quais nunca esteve antes e tarefas as quais nunca praticou e que não podem ser realizadas imediatamente, sem pensar. 

 Ou seja, é ideal para avaliar como o candidato se sai sob determinadas situações relativamente novas e quais são suas metodologias para solucionar as tarefas de forma ágil e com eficiência.

O teste de raciocínio fluido é uma ferramenta muito importante para otimizar a tomada de decisões das pessoas. Principalmente em posições versáteis e generalistas, ou posições que exigem resolução de problemas. É um fator muito importante para garantir o desempenho.

 Por isso, muitas empresas fazem uso de teste de raciocínio fluido para avaliar a habilidade cognitiva de seus candidatos. 

A nossa suíte de Recrutamento e seleção é o produto de assessments da Mindsight e conta com teste de raciocínio fluido. Agende uma reunião para conhecer agora! 

6. Por que usar o teste de raciocínio? 

Atualmente, muitas empresas têm adotado essa metodologia durante os processos seletivos, justamente por ser uma forma assertiva e eficiente de triar candidatos

 A partir dessa premissa, podemos entender que o teste de raciocínio, assim como outros assessments, são importantes para o avaliador

 Pois ele poderá avaliar de forma mais adequada as capacidades de tomar decisões e a forma como o candidato raciocina diante de situações novas

 

Indicadores de RH

Portanto, um candidato que possui um bom raciocínio fluido provavelmente será um profissional de maior performance.

 Assim sendo, utilizar teste de raciocínio para contratar um funcionário que tenha mais inteligência para lidar com seu cargo, pode ser extremamente benéfico por uma variedade de motivos, como por exemplo:

  • Aumento da produtividade
  • Tomada de decisão mais rápida e efetiva
  • Autonomia para lidar com projetos complexos. 

 Além disso, o teste pode ser essencial para que a escolha não seja feita apenas com base em currículos e entrevistas, que como já foi constatado aqui. Pois eles podem ser pouco assertivos durante o processo de triagem. 

 Além disso, realizando outros testes é possível ter uma ideia mais sólida sobre o perfil do candidato, bem como as suas habilidades e competências. Confira a bateria de testes completa que a Mindsight oferece.

 Então, pode-se dizer com algum grau de certeza, que os testes são importantes e contribuem de forma significativa para a admissão de funcionários que sejam mais adequados às demandas do cargo e que cumpram com as exigências. 

 Desse modo, a empresa terá menos gastos relacionados à contratação e à demissão de funcionários, como citado anteriormente.

7. O teste de raciocínio realmente funciona?  

Estruture seu processo seletivo com teste de raciocínio, teste de personalidade e teste de comportamento.
E então, já se convenceu da importância do teste de raciocínio num processo seletivo?

 Mas esses testes realmente funcionam? Essa é uma grande questão que a maioria das pessoas têm em mente quando se deparam com as ferramentas de assessments. 

 Até porque pode parecer uma tarefa um tanto quanto complicada mensurar pessoas e defini-las por meio de alguns testes. 

 Porém, se pensarmos que a alternativa é avaliá-las por meio de currículos, fica bem claro que é um método mais assertivo. Afinal, os testes são uma avaliação padronizada, validada estatisticamente e que são isentos de avaliação de background.

 Não é para menos que se tornaram tendência e diversas empresas já adotaram essa metodologia

 Portanto, vale a pena investir nesses testes, para analisar melhor o candidato e entender como ele poderá se encaixar dentro da vaga

 Além disso, a utilização do teste de raciocínio e outros fornece algumas vantagens para a empresa.

 Ao contratar o candidato que mais se enquadra no cargo, o resultado será um funcionário que exerça sua função com competência. Também contribuindo para o crescimento da organização e o aumento da produtividade. 

 Por fim, o que achou desse conteúdo? Ainda possui alguma dúvida? Conheça mais sobre os testes da Mindsight. E deixe o seu comentário sobre o assunto! 

Compartilhe:

Sobre o autor:

Compartilhe:

Post populares

SIOP Conference 2024: Confira os destaques do maior evento de psicologia organizacional do mundo 
Ciclo de Gente: que etapas, pontos de contato, times e métricas ele envolve? Tiramos essas e outras principais dúvidas aqui! 
Como contratar um profissional de People Analytics de maneira efetiva?
SIOP Annual Conference: Conheça o maior evento de psicologia organizacional do mundo 
Case Grant Thornton: ferramenta para centralização de dados e inteligência para tomada de decisão

Posts relacionados

Menu de Navegação