A psicologia organizacional é o estudo científico do comportamento humano no ambiente de trabalho. Esse ramo visa avaliar os princípios do comportamento individual, do grupo de funcionários e da empresa em si, e utilizar essas informações para propor ou resolver questões relacionadas ao ambiente corporativo.
De acordo com a Society for Industrial and Organizational Psychology (SIOP), a psicologia organizacional vai ajudar as pessoas a fazerem seus trabalhos cotidianos, tornando-os mais proveitosos e agradáveis, garantir que os empregadores tratem seus colaboradores de forma justa e contribuir para a produtividade dos empregados.
Você já pode ter ouvido falar da psicologia organizacional como “psicologia do trabalho”, mas os dois termos carregam algumas diferenças: a psicologia do trabalho visa analisar, avaliar e organizar o trabalho, enquanto a organizacional diz respeito às experiências e conduta dos trabalhadores.
Toda empresa precisa ter em mente que a psicologia organizacional deve ser um foco do RH, afinal, é ele o responsável pelo gerenciamento do capital humano, que sabemos ser uma das bases de qualquer negócio.
Continue a leitura para saber mais sobre a importância da psicologia organizacional e os seus benefícios!
Como a psicologia organizacional se propõe a resolver questões relacionadas aos indivíduos no ambiente de trabalho, ela vai abordar temas como:
Os temas acima são abordados e trabalhados através de profissionais especializados para esse tipo de gerenciamento, e toda empresa, seja grande ou pequena, pode se beneficiar das suas propostas de melhoria. Saiba mais como surgiu esse conceito!
Apesar de ser difícil dizer ao certo como surgiu a psicologia organizacional, podemos rastrear a sua trajetória a partir da Revolução Industrial, em que os psicólogos passaram a analisar com mais atenção o comportamento dos trabalhadores.
Por isso, nessa época, esses estudos ficaram conhecidos como psicologia industrial, pois os psicólogos passaram a buscar trabalhadores que estivessem alinhados com necessidades da indústria, buscando a melhor mão de obra para aquele trabalho. Nesse período, a psicologia industrial visava a lucratividade e produtividade.
Essa nomenclatura perdurou até a Segunda Guerra Mundial, mas com os avanços tecnológicos, foi-se entendendo a necessidade de entender habilidades de gestão e liderança, além de motivação e engajamento de funcionários.
A partir disso, a psicologia industrial, passou a ser reconhecida como psicologia organizacional.
Para que essas questões do trabalho possam ser analisadas e resolvidas, é preciso um profissional qualificado para esse serviço, e é nesse momento que entra o psicólogo organizacional.
É ele quem vai garantir que o bem-estar e motivação dos funcionários, usando como base a análise de perfil dos trabalhadores e do ambiente de trabalho, sendo que ele proporá ações que vão ao encontro dos propósitos da empresa e profissionais. O psicólogo organizacional pode atuar com:
A missão do psicólogo organizacional é tornar o trabalho mais recompensador através de informações significativas que vão ditar a tomada de decisão. Com isso, é possível agregar valor e propósito ao trabalho.
Além dessas frentes, o psicólogo organizacional poderá auxiliar com a ergonomia do trabalho, atuar como pesquisador, consultor ou ocupar cargos no governo.
O psicólogo organizacional atuando nas áreas acima, pode trazer inúmeros benefícios para a empresa, já que a sua principal função é zelar pelo bem-estar e motivação dos funcionários, sendo assim, a psicologia organizacional poderá contribuir com:
O clima organizacional é responsável por manter os funcionários engajados, consequentemente, aumentando a produtividade. Se você não sabe como analisar o clima na sua empresa, uma pesquisa de clima pode te ajudar com isso.
A Mindsight conta com um sistema desenvolvido para este fim, em que é possível ter uma visão ampla sobre o que os funcionários pensam sobre a empresa e através desses dados, propor ações, visando a melhoria do clima.
Uma boa comunicação interna é essencial para que todos os funcionários saibam o andamento dos processos internos e tenham acesso a todas as informações da empresa em sua totalidade.
Não investir na comunicação interna significa não promover a integração de áreas, os funcionários se sentem no escuro e acontecem ruídos de informação, dando oportunidade para que boatos sejam propagados.
Se a psicologia organizacional estuda o comportamento das pessoas no ambiente de trabalho, nada mais justo que essas informações sejam utilizadas para transformar o processo seletivo.
Sendo assim, a estratégia de recrutamento e seleção das empresas é aperfeiçoada, pois a organização já sabe qual o tipo de perfil ideal para ela.
É possível fazer uma seleção de candidatos mais efetiva através de testes psicométricos, em que é possível filtrar os candidatos por fit cultural, por exemplo.
Os testes da Mindsight oferecem uma seleção livre de vieses e tomada de decisão justa. Saiba mais sobre nossos testes falando com um dos nossos especialistas!
Uma vez que o processo de recrutamento e seleção é mais afetivo, e da empresa ofertar ações de desenvolvimento dos funcionários e de no ambiente de trabalho, a risco de turnover também é reduzido.
Os funcionários se sentem mais satisfeitos em fazer parte da empresa, pois encontram um ambiente saudável de trabalho, uma equipe alinhada com os meses valores e entendem que a empresa está buscando desenvolver seus funcionários.
Se a empresa está preocupada em oferecer um bom ambiente de trabalho, transformar seus processos de gente e trabalhar para a evolução contínua de funcionários e sistemas, as chances de reter talentos aumentam consideravelmente.
Uma empresa que usa os benefícios da psicologia organizacional para trazer melhorias na gestão de pessoas, torna-se uma empresa que vale a pena trabalhar, aumentando o desejo de candidatos a fazerem parte dela. Com isso, sua estratégia de atração de talentos estará fortalecida.
Já que a psicologia organizacional é responsável por analisar o comportamento dos funcionários, um dos seus desdobramentos é o aumento da motivação e engajamento dos funcionários.
O nível de satisfação dos trabalhadores pode ser medido por meio da pesquisa de eNPS, que faz parte da nossa suíte de Performance e Recompensa.
Por meio dela, e possível saber quão satisfeitos estão os funcionários em trabalharem para a empresa, funcionando como um complemento dos feedbacks e avaliações de desempenho.
Todas essas informações são importantes para a empresa e RH, que podem trabalhar com todos esses dados, de modo a decidirem questões relacionadas ao ambiente de trabalho, desempenho e liderança.
Sabemos da importância de ser uma empresa bem-posicionada no mercado de trabalho, pois com uma boa imagem é possível atrair talentos de forma muito mais fácil e fortalecer o seu employer branding.
Isso vai desde o processo seletivo, em que os candidatos realizam etapas de seleção e entrevistas, com o oferecimento de uma boa experiência do candidato, até a forma como funcionários, clientes e fornecedores falam sobre a empresa.
O aumento da produtividade é uma consequência dos pontos abordados acima, visto que um bom clima organizacional oferece um ambiente saudável de trabalho, a melhora da comunicação interna garante mais transparência de informações e não perder talentos significa mais inovação, aproveitamento e crescimento da empresa.
Só que, além disso, a psicologia organizacional garante o bem-estar dos funcionários, que tem se tornado cada vez mais uma demanda importante da força de trabalho mundial, afinal, eles passaram a buscar equilíbrio entre vida profissional e pessoal.
Caso a empresa se atente a essas tendências do mercado de trabalho, o nível de produtividade dos funcionários será maior, visto que eles estão trabalhando em um local que preza pelas boas práticas de trabalho e bem-estar.
Leia nosso post 11 Tendências para o RH em 2023 e fique por dentro de outros movimentos para a gestão de pessoas!
A psicologia organizacional fornece uma visão estratégica para a empresa: analisando o ambiente de trabalho e seus funcionários, é possível que a empresa possa identificar e antecipar problemas que permeiam a gestão de pessoas.
Como o principal foco da psicologia organizacional é o funcionário, a oferta de um ambiente de trabalho agradável e justo, beneficia todos os envolvidos, refletindo nos resultados da empresa.
Agora que você sabe um pouco mais sobre como a psicologia organizacional auxilia positivamente a gestão de pessoas, saiba como implementá-la na sua empresa!
A Mindsight é uma empresa focada em gestão de pessoas e psicologia organizacional. Nosso foco é unir inteligência e tecnologia para facilitar o gerenciamento de pessoas nas empresas.
Por isso, contamos com softwares que foram desenvolvidos para as dores do RH, pautados em estudos e metodologias da psicologia organizacional.
Nossos produtos e serviços abrangem:
Conheça o Cognitive! Nosso sistema integrado de gerenciamento de pessoas, desenvolvido para um RH inteligente!