Exact Sales: Aumento de contratações com base em fit cultural de candidatos

Conheça a Exact Sales

 

A Exact Sales é a maior empresa de Sales Engagement de toda a América Latina, que conta com mais de 10 mil usuários ativos em seu software atualmente. Ela atende empresas de todos os portes – sejam elas startups ou líderes já consolidadas – e vem demonstrando um crescimento cada vez maior no mercado.

 

A Exact foi precursora quanto ao uso do termo “pré-vendas”, denominando o profissional de prospecção que atua no levantamento prévio de informações de seus clientes potenciais. Através da Academia Exact, a empresa oferece uma formação gratuita de pré-vendas para qualquer um que tenha interesse em adentrar a área, contando com cerca de 1.000 novos inscritos por mês.

 

Como expandir com qualidade na contratação?

 

Depois de receber um aporte financeiro no final de 2019, a Exact Sales começou a planejar uma considerável expansão de sua equipe comercial para o ano seguinte. No entanto, com a pandemia, essa estratégia acabou tendo que ser totalmente repensada, já que a empresa havia passado a trabalhar remotamente pelo home office, com seus processos seletivos também sendo realizados de forma virtual.

 

Assim, foi decidido que era fundamental realizar um mapeamento do time da Exact, avaliando os principais funcionários-estrela (ou high performers) da empresa para possibilitar um melhor direcionamento no recrutamento e seleção de futuros candidatos.

 

Aplicando o Mindmatch

 

A importância de um pensamento estratégico embasado em dados é um valor que está presente tanto na cultura da Mindsight como na da Exact Sales. O time de RH da empresa já se interessava pelo tema de People Analytics,  e o desejo de unir dados e pessoas acabou dando início à parceria entre as duas empresas.

 

Utilizando o Mindmatch para mapear seus high performers por meio de testes psicométricos, a Exact Sales adquiriu referências de comportamento e performance para a construção da persona de um candidato ideal, incluindo informações como o que o atrai para a empresa e o que o faria performar melhor em um ambiente de trabalho. Assim, foi possível medir qual era o perfil específico que a Exact deveria procurar em seus candidatos, se certificando de que novas contratações apresentassem um alto potencial e alinhamento à sua cultura organizacional.

 

 

A partir desse mapeamento, a Exact Sales também conseguiu aplicar feedbacks mais detalhados e individuais por meio de devolutivas geradas pelos testes, que contavam com informações como as principais forças e os pontos de melhoria de cada funcionário. Ao longo do projeto, essas devolutivas acabaram se integrando aos próprios PDIs da empresa, auxiliando no processo de autoconhecimento e desenvolvimento próprio dos funcionários.

 

Mais contratações, menos turnover

 

Desde a aplicação dos testes da Mindsight em seu recrutamento e seleção, a Exact apresentou um aumento considerável em sua equipe de pré-vendas, que contou com mais de 50 contratações. Além disso, a empresa também percebeu uma grande diminuição do índice de turnover involuntário de sua área comercial, indicando que novos funcionários tendiam a ficar mais tempo na empresa e que o recrutamento havia se tornado mais eficaz com o embasamento em dados e pensamento estratégico.

“Os testes vêm ajudando muito em relação a qualificação de pessoas. A dificuldade da área de pré-vendas é que o público é muito amplo, e não existem conhecimentos técnicos que dizem se um profissional é bom ou ruim. Assim, ter em mente as habilidades comportamentais dos candidatos é muito útil, ajudando nossa equipe a ter um recrutamento mais rápido e ágil.”

Depois do sucesso da iniciativa na área de pré-vendas, outros setores da empresa passaram a explorar esse sistema de contratação. Para o futuro, a Exact Sales planeja continuar sua jornada de constante crescimento e evolução enquanto realiza processos seletivos cada vez mais eficazes e precisos, selecionando os candidatos certos para as posições certas.

“Vemos que o People Analytics é um processo que está em construção, mas que veio pra ficar. Até pelo perfil da nossa empresa e da nossa gestão, que tem muito essa afinidade com dados e análises.”

“Ainda nesse momento de correria, onde estamos com muitas vagas abertas, acreditamos que ter uma análise de dados e um acompanhamento dos perfis dos candidatos está se mostrando fundamental para conseguirmos entregar o que precisamos enquanto RH.”

“Estamos em um período de transição de um RH tradicional para um novo RH na Exact, que seja mais estratégico e cada vez mais preparado. Com certeza o People Analytics está sendo uma frente importante nessa evolução.”

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