10 motivos para pensar sobre DEI no ambiente de trabalho

[lwptoc skipHeadingText=”*Últimas notícias*|*Cognitive HR*|*5 previsões para o mercado de trabalho em 2023*|*Como calcular turnover e o custo para a minha empresa?*|*Softwares para RH: a Mindsight e os desafios do RH*”]

Como reestruturar seu processo seletivo para garantir diversidade

1. DEI no ambiente de trabalho: o que significa? 

Antes de falarmos sobre DEI no ambiente de trabalho, vamos às explicações: DEI é a sigla usada para Diversidade, Equidade e Inclusão, e para não restar dúvidas sobre cada termo, vamos nos aprofundar em cada um deles: 

Diversidade é característica daquilo que é diverso, diferente, daquilo que é plural. Logo, quando pensamos em um grupo diverso, pensamos em um conjunto de pessoas diferentes entre si. 

E aqui não estamos pensando em diversidade apenas de gêneros, porque um ambiente diverso também abrange pessoas que pensam diferente. 

Por isso é importante que as empresas estejam preocupadas em contratações de pessoas que são diferentes entre si, de modo a garantir maior diversidade de debates e formas de pensar e agir. Como veremos adiante, tudo isso traz benefícios para a empresa. 

DEI no ambiente de trabalho: um quadro de funcionários diversificado reforça sua marca empregadora

Muitos conteúdos produzidos até agora foram sobre diversidade e inclusão, mas esquecendo da equidade, outro ponto importante a ser discutido dentro e fora das organizações. 

Equidade significa igualdade, imparcialidade e neutralidade. Devemos considerar que nem todo indivíduo sai do mesmo ponto de partida. 

Precisamos considerar que todas as pessoas merecem ter acesso ao que elas precisam para que todos consigam acessar as mesmas oportunidades.  

Já a inclusão dá a sensação de pertencimento, de fazer parte daquele grupo. A Vice-Presidente de Estratégia de Inclusão da Netflix, Vernā Myers, explicou a diferença entre diversidade e inclusão da seguinte forma: 

“Diversidade é chamar para a festa. Inclusão é chamar para dançar.” 

Sendo assim, entendemos que nem sempre um grupo diversificado é um grupo em que todos os participantes se sintam integrados. 

Por essa razão entendemos que não basta divulgar a diversidade na empresa, quando não existem políticas internas que integrem os grupos, porque de nada adianta elas estarem ali, sem de fato se sentirem parte. 

2. Exemplos de DEI no ambiente de trabalho 

Talvez não fique tão claro para todas as pessoas como a diversidade, equidade e inclusão são manifestadas no ambiente de trabalho, por isso, vamos dar alguns exemplos de como a DEI se manifestam nas organizações. Confira: 

a. Diversidade 

Vamos supor que uma equipe é composta apenas por homens e liderada por um homem, dentro da mesma faixa etária, condição social e a maioria dele se formaram no mesmo curso ou em áreas relacionadas. 

Quando eles precisam se reunir para sugerir projetos, soluções de problemas, pensar em inovações para o setor ou empresa, é muito provável que eles partam da mesma linha de pensamento, porque as experiências de vida deles são muito semelhantes. 

O mesmo acontece com equipes que são lideradas e compostas unicamente por mulheres que dividem as mesmas experiências de vida, portanto, desse grupo também propor ideias semelhantes umas das outras. 

dei no ambiente de trabalho
DEI no ambiente de trabalho contribuem para um espaço com menos intolerância

Isso não acontece com um grupo que exista maior diversidade de gênero, idade, classes sociais, e até mesmo pessoas de diferentes cidades e países podem agregar com as mais variadas ideias, pois todos têm uma vivência diferente e veem a mesma coisa, mas sobre diferentes pontos de vista. 

Com isso, muitas ideias diferentes surgirão e é possível inovar muito mais quando os funcionários têm repertórios diferentes entre si. 

Isso mostra a importância de manter a diversidade nas suas contratações, pois um time diverso pode significar maior produtividade e engajamento, tendo em vista a quantidade de ideias que eles podem trazer mais o seu negócio. 

Ter alguém responsável por pensar sobre a diversidade dentro das empresas também é uma ação realizada por diversas empresas, principalmente as grandes, que sabem que olhar para a DEI significa olhar para o futuro. 

 b. Equidade: 

Sabemos que a participação das mulheres no mercado de trabalho é muito diferente da dos homens, da diferença salarial e que homens ocupam mais cargos de gerência do que mulheres. 

Como falamos acima, equidade é oferecer oportunidades para as pessoas, para que todos tenham a chance de alcançar a mesma oportunidade. 

Sendo assim, programas na empresa voltados para o treinamento e desenvolvimento de habilidades para as funcionárias é uma forma de oferecer oportunidades para que as mulheres possam escalar em suas carreiras. 

Já vimos práticas semelhantes em empresas como a Magazine Luiza, que ofereceu um programa de trainee apenas para negros, o que causou grande polêmica no meio profissional. 

Diversidade, equidade e igualdade (DEI) no ambiente de trabalho
Diversidade, equidade e igualdade (DEI) no ambiente de trabalho

Apesar de, na época, ter sido alvo de críticas, a empresa continuou com o projeto e em 2022 abriram novas inscrições para o programa Trainee Magalu e lançaram também o Programa Luiza, com mais de 320 bolsas de estudo para mulheres que desejam aprender programação. 

Outra prática que tem se tornado comum em processos seletivos, é abrir vagas afirmativas para pessoas trans, mulheres negras ou pessoas com deficiência (PcD). 

Promover a equidade no ambiente de trabalho é oferecer oportunidades de todos conseguirem as chances de acessar os mesmos espaços, oferecer remunerações iguais para cargos que desempenhem a mesma função ou ainda, ter um equilíbrio entre homens e mulheres em cargos de gerência. 

 c. Inclusão 

Imagine que agora você tem uma boa diversidade entre seus funcionários e programas para incentivar a equidade estejam em andamento, mas como está a inclusão de grupos minorizadosminoritários na empresa. 

Caso você tenha contratado funcionários com deficiência, a empresa tem infraestrutura para recebê-los? Isso significa acessibilidade o livre acesso dessas pessoas, fazendo-as se sentirem seguras nesse ambiente de trabalho. 

Além disso, as pessoas devem se sentir confortáveis para compartilhar suas ideias com seus pares e lideranças, porque isso significa que elas sentem que podem confiar nessa gestão, em seus colegas e na empresa. 

Ou seja, elas se sentem seguras de ser quem elas são no ambiente de trabalho. 

3. DEI no ambiente de trabalho faz diferença? 

Diversidade, equidade e igualdade (DEI) no ambiente de trabalho
DEI no ambiente de trabalho: empresas passam a ter melhores resultados financeiros

Um estudo revelou que 97% das empresas, em 2021, mantiveram ou ampliaram o orçamento para a DEI no ambiente de trabalho, segundo Thiago Roveri, líder de pesquisa da “Mais Diversidade”: 

“Isso demonstra que as companhias não olham para o tema porque está na moda, mas porque está trazendo resultados para o negócio.” 

Em outro post no blog, já falamos sobre os 10 benefícios da diversidade no ambiente de trabalho e você pode conferi-lo para uma leitura mais profunda, mas agora veja quais são os 10 motivos para você pensar sobre DEI no ambiente de trabalho:

  1. Diferentes perspectivas: diferentes experiências de vida, trazem diferentes pontos de vista para o seu negócio 
  2. Maior criatividade: o acesso a esses diferentes pensamentos leva a um aumento de criatividade entre os funcionários 
  3. Capacidade de inovação: segundo a Organização Internacional do Trabalho, as empresas com culturas e políticas mais inclusivas tiveram um aumento de 59% na inovação e uma avaliação 37% melhor do interesse e demanda dos consumidores. 
  4. Resposta rápida para resolução de problemas: diferentes graus de diversidade cognitiva geram aprendizados e desempenho acelerado diante de novas circunstâncias, segundo a Harvard Business Review 
  5. Lucratividade: empresas com diversidade racial e étnica têm 35% mais chances de obterem retorno financeiro, de acordo com a consultoria McKinsey 
  6. Tomada de decisão: grupos diversificados tomam decisões mais efetivas e consolidadas do que decisões tomadas individualmente, segundo a ZRG Brasil 
  7. Engajamento de funcionários: aumento no engajamento dos funcionários gera impacto positivo na comunicação, rotatividade, lucros e até absenteísmo 
  8. Diminuição de turnover: a Gallup levantou uma diminuição de 24% na rotatividade de cargos de níveis superiores e 59% em cargos inferiores  
  9. Fortalecimento do employer branding: a diversidade, equidade e inclusão no ambiente de trabalho melhoram e fortalecem a reputação da marca empregadora 
  10. Melhores contratações: diversas empresas estão passando pela dificuldade em contratar talentos e caso a organização tenho uma boa estratégia para DEI no ambiente de trabalho a coloca em vantagem para a atração de talentos 

São muitos estudos sobre DEI no ambiente de trabalho e todos eles são favoráveis as suas práticas na empresa. Claro que tudo isso deve ser bem planejado pelo time que gerencia o capital humano na organização, a fim de que os projetos façam sentido e não percam a força depois de um tempo. 

Baixe agora nosso e-book e entenda mais sobre DEI no ambiente de trabalho

A DEI no ambiente de trabalho deve ser um pilar a ser fortalecido entre os funcionários a fim de alcançar todos os resultados positivos que mencionamos acima. 

Comece agora mesmo a estruturar a estratégia de DEI no ambiente de trabalho, e como todo funcionário passa primeiro pelo processo seletivo, uma boa forma de começar a preparar a diversidade é realizar um recrutamento e seleção justo de verdade. 

Saiba como aqui: Tudo o que você precisa saber sobre ATS ! Um sistema pronto para auxiliar o RH em todas as etapas do processo seletivo, afinal de contas, iniciar a DEI no ambiente de trabalho começa com a contratação das pessoas desses grupos! 

Se você ficou curioso e quer saber como nossas soluções podem ajudar a sua empresa a construir um futuro profissional com mais diversidade, equidade e inclusão, fale conosco diretamente pelo whatsapp clicando no ícone abaixo!

 

Compartilhe:

Sobre o autor:

Compartilhe:

Post populares

SIOP Conference 2024: Confira os destaques do maior evento de psicologia organizacional do mundo 
Ciclo de Gente: que etapas, pontos de contato, times e métricas ele envolve? Tiramos essas e outras principais dúvidas aqui! 
Como contratar um profissional de People Analytics de maneira efetiva?
SIOP Annual Conference: Conheça o maior evento de psicologia organizacional do mundo 
Case Grant Thornton: ferramenta para centralização de dados e inteligência para tomada de decisão

Posts relacionados

Menu de Navegação