Como um sistema integrado traz benefícios para a gestão de pessoas

 

Um sistema integrado é seu principal aliado no gerenciamento de capital humano, pois é necessário entender métricas individuais de forma única. 

Trabalhar com diversos sistemas dificulta a sincronicidade das informações e faz com que tarefas sejam concluídas de forma mais demorada. 

Usar um sistema integrado é uma solução inteligente para a organização, pois facilita o acesso as informações e de forma rápida e eficaz, além de reduzir custos para a empresa. 

Se você não sabia dessas informações, acompanhe esse post e fique por dentro desse assunto e de como ele poderá te ajudar no dia a dia. 

Sistema integrado: o que é? 

Um sistema integrado nada mais é do que a junção de dois ou mais serviços em um único software, que de forma objetiva e interativa, reúnem informações que podem ser compartilhadas e gerenciadas de forma mais eficiente. 

Ao utilizar mais de um sistema para a realização de tarefas, cabe ao profissional compilar algumas informações e toda tarefa manual é passível de erro, afinal de contas, nenhum ser humano está isento disso. 

Porém, ao utilizarmos um sistema integrado, é a tecnologia que reúne essas informações em um só lugar e através de um sistema cognitivo e inteligente, as falhas são minimizadas. 

Confira alguns dos benefícios trazidos pela utilização de um sistema integrado: 

  • Mobilidade e flexibilidade de informações 
  • Increased productivity  
  • Precisão na tomada de decisão 
  • Redução de custos 
  • Comunicação efetiva 
  • Rapidez em obter resultados e informações 
  • Monitoramento individual 

Agora que você sabe quais as vantagens de utilizar um sistema integrado, entenda como ele funciona na prática. 

Como funciona um sistema integrado? 

Imagine que você possua um sistema para ver folhas de pagamento, outro para folhas de ponto, um para and rewards, um para performance appraisal, um para pesquisa de clima e assim por diante… 

De que forma utilizar diversos sistemas facilita o seu dia a dia? A resposta é: não facilita! Muito pelo contrário. 

Utilizar diversas ferramentas faz com que você busque as informações de forma fragmentada e depois ainda tenha que reuni-las para analisá-las na sua totalidade. 

Isso faz com que você perca muito tempo em tarefas que você realiza diariamente, afetando diretamente a sua produtividade, que poderia ser aplicada de outra forma, em outras tarefas ou procedimentos. 

Uma coisa que devemos entender e levar em consideração é que 

As pessoas são uma só! 

Isso significa que você vai buscar partes das informações sobre o mesmo funcionário em vários sistemas diferentes, quando cada funcionário é uma só pessoa, e por mais óbvio que isso possa parecer, é o que muitas empresas fazem. 

Imagine que você possua cinco sistemas diferentes para gestão de pessoas e que você deseja verificar a avaliação de desempenho de um funcionário, bem como o seu histórico salarial e o seu plano de desenvolvimento individual (PDI). 

Apenas nesse caso hipotético, será necessário checar em três sistemas diferentes as informações sobre um único funcionário. 

Mesmo uma empresa de pequeno porte, realizar essas tarefas diariamente para cada funcionário, além de pouco prático, atua diretamente na produtividade e entregas do funcionário que atua no time de RH. 

Sendo assim, fazer uso de um sistema integrado não só auxilia no dia a dia de quem deve desempenhar essas funções, como faz com que esse funcionário ganhe tempo para realizar outras tarefas necessárias para a gestão de pessoas. 

Além das facilidades apresentadas, utilizar um sistema integrado também reduz custos para a empresa, pois se trata de uma única solução (e um só fornecedor) para diversas demandas diferentes. 

Sistema integrado para a gestão de pessoas 

The Cognitive HR Software, desenvolvido pela Mindsight, é um sistema integrado para gestão de pessoas que oferece diversos recursos em um só espaço, fazendo com que a equipe de RH trabalhe de forma mais integrada e estratégica. 

Desta forma, você poderá ter acesso, em um único local, às informações de cada funcionário e da equipe, contendo dados sobre trajetória profissional, remuneração, performance, horas extras, desenvolvimento e até alertas de turnover, por exemplo. 

E um sistema integrado poderá te auxiliar nos procedimentos envolvendo o recruitment and selection process de pessoas, através de testes de recrutamento and psychometric tests que auxiliam para tomada de decisão afirmativa. 

Afinal de contas, com as inúmeras candidaturas recebidas para uma única vaga, fica difícil para o recrutador avaliar corretamente os currículos recebidos, então um software para seleção de pessoas realiza essa tarefa de forma rápida e eficaz. 

Além disso, é possível eliminar certos vieses que podem ocorrer durante um processo de seleção de candidatos. 

E é também através desses testes que é possível avaliar o fit cultural do candidato com a empresa, uma etapa que se mostrou crucial para que relacionamento do funcionário com a empresa e vice-versa seja positivo e duradouro. 

Através de todas essas funcionalidades, o trabalho cotidiano do time de gestão de pessoas será otimizado e se mostrará muito mais eficaz no compilamento de dados e informações. 

E por meio de informações baseadas em dados, métricas e estatísticas, é possível monitorar o funcionário e dar melhores direcionamentos para a liderança, de modo a alertar, prevenir e solucionar situações. 

Ficou curioso e quer saber mais sobre sistemas para RH? Não deixe de conferir esse post no blog. 

Conheça nossa solução integrada e agende uma conversa com um de nossos especialistas agora mesmo! 

Por Grazyele Lopes