Por que utilizar um sistema de avaliação de desempenho?

 

A maioria dos RHs atuais entende que é absolutamente necessário ter um bom sistema de avaliação de desempenho no departamento. Afinal, grande parte do nosso dia a dia na organização se dá acompanhando os funcionários e analisando suas performances, não é mesmo?

 

Dessa forma, nada melhor do que um bom software de RH capaz de centralizar dados e nos ajudar a tomar as melhores decisões.

 

Mas você sabe exatamente o que faz um sistema de avaliação de desempenho? Sabe quais os reais benefícios que ele pode trazer ao setor? E, por fim, sabe onde encontrar bons fornecedores?

 

Este tópico foi feito para responder a essas questões. Embarque junto com a gente!

 

  1. Por que investir num bom sistema de avaliação de desempenho?
  2. Benefícios concretos que o sistema traz à empresa
  3. Onde achar um bom sistema de avaliação de desempenho?

 

1. Por que investir num bom sistema de avaliação de desempenho?

 

Busque estruturar um bom sistema de avaliação de desempenho
Você consegue imaginar uma organização moderna sem um bom sistema de avaliação de desempenho?

 

Há muitos ganhos em poder contar com um eficiente sistema de avaliação de desempenho na organização. Suas principais contribuições têm como foco os seguintes objetivos:

 

  • Estratégico
  • Administrativo
  • De comunicação
  • Desenvolvimento do funcionário
  • Manutenção organizacional
  • Documentação.

 

Com isso em mente, é possível verificar a performance dos seus funcionários de forma mais sistemática e estruturada. Vamos explicar cada um desses objetivos mais detalhadamente.

 

Estratégico

 

O sistema de avaliação de desempenho é uma ferramenta que deve estar alinhada com o objetivo macro da organização. Além disso, também deve levar em consideração os objetivos mais específicos, isto é, objetivos do departamento e objetivos individuais.

 

Em outras palavras, as estratégias organizacionais devem estar alinhadas a cada atividade realizada pelos departamentos e pelos funcionários.

 

Administrativo

 

O sistema de avaliação de desempenho também é definido como o fator decisivo para a promoção, rebaixamento, aumento salarial, transferência e rescisões.

 

Com a ajuda de indicadores de gestão, ele permite diferenciar os funcionários low performers dos funcionários high performers. Assim, permitindo aos líderes que recompensem aqueles cujos níveis de competência e habilidades trazem mais benefícios à organização.

 

Consequentemente, também ajudar a definir mais claramente as funções administrativas e dá respaldo às decisões de gerenciamento.

 

Comunicação

 

Este sistema facilita a comunicação interna entre líderes e funcionários, pois ele próprio é um canal de comunicação. Logo, consegue informar eficientemente os funcionários sobre seus objetivos, responsabilidades de trabalho, principais resultados e padrões de desempenho.

 

Desenvolvimento do funcionário

 

Este sistema também fornece um método para definir as principais áreas de melhoria dos funcionários a fim de aumentar sua performance. Em outras palavras, é uma a plataforma que possibilita a criação de uma cultura de feedbacks, estimulando a criação de planos de desenvolvimento.

 

Por exemplo, o gerente pode usar vários mecanismos como treinamentos, cursos online, mentoria, coaching etc. para fazer com que os membros de sua equipe possam aprimorar suas habilidades. E, dessa forma, terem um melhor desempenho.

 

Manutenção Organizacional

 

O sistema de avaliação de desempenho é o parâmetro para medir as realizações de funcionários, departamentos e organizações e avaliar as lacunas de desempenho por meio de várias ferramentas e técnicas. Consequentemente, mantém a saúde da organização e seus padrões de desempenho.

 

Documentação

 

Todas essas análises, devolutivas e avaliações devem ser geradas e armazenadas em algum lugar. Os formulários de gerenciamento e desempenho precisam estar documentados e mantidos periodicamente para consulta. Afinal, como traçar boas estratégias se não temos relatórios com dados atualizados dos nossos funcionários e da organização?

 

Com ele em mãos, é possível olhar para frente, definir novas metas, projetar necessidades de desenvolvimento, estruturar programas de treinamento e aprendizagem, e desenhar a progressão na carreira do funcionário e também do departamento. Portanto, mirar novas oportunidades e ajudar a direcionar os passos da organização para os objetivos desejáveis.

 

2. Benefícios concretos que o sistema traz à empresa?

 

Muito bem! Agora que sabemos os objetivos principais no uso de um bom sistema de avaliação de desempenho, vamos falar um pouco dos benefícios concretos que eles trazem à organização. Afinal, nada melhor do que entender, de fato, o que minha empresa ganha investindo num sistema como esse, certo?

 

  1. Identifica competências e lacunas de conhecimento dos colaboradores, de forma a improvisá-los por meio de treinamentos, coaching e mentoring
  2. Estimula o diálogo entre gerentes e funcionários, que, de outra forma, poderiam não ter espaço, já que nem todos os gerentes se sentem confortáveis dando feecbacks abertos e objetivos
  3. Estimula a cultura de devolutivas dentro da empresa, em geral bastante eficaz tanto para a organização quanto para seus colaboradores
  4. Motiva e encoraja os funcionários a aceitar novos desafios e buscar a inovação 
  5. Oferece novas oportunidades aos funcionários para seu crescimento e desenvolvimento em suas carreiras profissionais e também pessoais
  6. Neutraliza as queixas e conflitos entre os membros da equipe por meio de um sistema de avaliação de desempenho adequado
  7. Avalia o desempenho do funcionário de forma justa e precisa em relação às metas e padrões de desempenho
  8. Define com clareza metas de desempenho e resultado dos funcionários, dando a eles o direcionamento da sua função
  9. Diferencia high performers de low performers, abrindo caminho para formular planos de desenvolvimento individual a cada um dos funcionários e recompensar os de melhores desempenhos (além de, eventualmente, preparar a demissão dos de piores despenhos, já que pode ser interessante substituir aqueles com performance muito baixa)
  10. Documenta o histórico de performance, dando ao líderes dados de evolução dos membros da sua equipe
  11. Alinha missão dos funcionários com o da organização, já que os líderes precisam garantir que sua equipe esteja caminhando junto com os objetivos globais da organização.

 

Veja abaixo um vídeo mostrando estes (e outros) benefícios:

 

.

 

3. Onde achar um bom sistema de avaliação de desempenho?

 

Não há nenhuma lei que obrigue o RH a implantar um sistema de avaliação de desempenho na sua organização. Mas ela seria necessária? Com tudo que vimos aqui, já não fica claro que esse sistema gera um ganho extraordinário à empresa?

 

Isso porque, embora a gestão de desempenho seja um processo bastante amplo, ela busca alinhar as metas dos colaboradores aos objetivos maiores da organização. De modo que consigam atingir os resultados esperados e, consequentemente, progredir em sua carreira.

 

E é aí que entra a Mindsight!

 

Nós desenvolvemos um robusto sistema de gestão de desempenho: a solução M360!

 

O M3c60 é um software de gestão que se baseia nos conceitos da avaliação 360 graus, com participação de variados funcionários ao longo do processo e grande incentivo a feedbacks. É uma solução com a qualidade Mindsight!

 

Todos os nossos produtos contam com tecnologia de ponta e são pensados para facilitar a vida do RH, desde as etapas de recrutamento e seleção até o dia a dia da organização, promovendo uma gestão completa de people analytics de cada colaborador!

 

Botão para ver vídeo demonstraçao

 

Com eles, você conseguirá aumentar a inteligência da sua empresa e otimizar seus processos! Dessa forma, as informações ficam padronizadas e centralizadas, dando aos gestores a possibilidade de tomar decisões muito mais embasadas e assertivas!

 

Quer saber mais? Entre em contato conosco e conheça os nossos produtos e serviços, temos certeza de você não vai se arrepender.

 

Gostou do texto? Então compartilhe com os amigos e colegas de trabalho! Caso ainda tenha alguma dúvida sobre gestão ou sobre nossas solução, entre em contato conosco. Nosso time de especialistas está pronto para ajudá-lo no que precisar!

Por