Como fazer um processo seletivo ágil sem perder a qualidade

Tipos de feedback: saiba qual o melhor para aplicar!

Um processo seletivo ágil é o sonho de todo recrutador , mas sabemos que na prática, nem todos conseguem agilizar seus processos sem que isso impacte diretamente na qualidade das etapas e dos candidatos triados.

Atualmente existem ferramentas que podem te ajudar nessa tarefa, mas não é todo sistema de recrutamento e seleção que pode te garantir agilidade ou qualidade, e às vezes não garante nenhum dos dois. 

Assista ao webinar!

Sejam com sistemas instáveis ou que não tenham integração de dados, o processo seletivo pode virar um pesadelo tanto para o recrutador, quanto para os inscritos na vaga, que saem do processo com uma imagem ruim da empresa, impactando diretamente na experiência do candidato. 

Os processos seletivos feitos sem um sistema são mais demorados porque os currículos são avaliados manualmente por um recrutador. Isso também implica em análises enviesadas, já que todo ser humano carrega consigo, inconscientemente, preconceitos e opiniões tendenciosas. 

Uma alternativa para isso é utilizar um software que dispõe de inteligência artificial, que contribuirá para eliminar esses vieses inconscientes durante a contratação. 

Caso você ainda não saiba como a inteligência artificial pode ser usada na sua estratégia de recrutamento e seleção, confira nosso texto sobre como possível criar processos seletivos mais justos na sua empresa. 

Uma vez que você entende que contar com um sistema inteligente é a saída para mudar sua estratégia de recrutamento e seleção, a agilidade e a qualidade nos processos seletivos vêm como resultado desse uso. 

Continue a leitura para saber como fazer um processo seletivo ágil e sem perder a qualidade nas suas contratações! 

 Processo seletivo ágil: como fazer?

Você já entrevistou um candidato que tinha as competências necessárias para aquela função e que além disso, também tinha fit cultural com a empresa, mas que por conta da demora no retorno, acabou sendo contratado por outra organização? 

Uma pesquisa realizada pela Mindsight relevou que 66% dos candidatos ficam incomodados pela falta de feedbacks em um processo seletivo, e embora saibamos que muitas empresas não chegam a dar nenhum tipo de retorno para os candidatos, muitas não o fazem porque o processo seletivo ainda está em andamento. 

Seja por não terem completado a análise dos currículos ou a etapa das entrevistas, o candidato fica sem saber se foi aprovado no processo seletivo, ou ainda, se a vaga já foi fechada ou não. 

Um sistema inteligente te ajuda em todas essas etapas, já que a triagem dos candidatos é feita de forma automática com a realização de testes psicométricos, os responsáveis pelas análises sem vieses. 

Através do sistema de Recrutamento e Seleção da Mindsight, o envio dessa bateria de testes é feito em poucos cliques, e é com o resultado desses testes que você analisa se os candidatos têm ou não fit cultural, potencial e match com a posição. 

processo seletivo ágil
Para um processo seletivo ágil, você pode usar testes de recrutamento e seleção.

Saber se o funcionário tem ou não fit cultural é uma das principais formas de triar candidatos e diminuir possíveis casos de turnover, e você pode saber mais sobre esse assunto no nosso texto sobre como um processo seletivo estruturado diminui a rotatividade de funcionários. 

Ter um processo seletivo ágil e fornecer feedbacks para os candidatos nesse meio tempo, garante que a sua empresa se destaque no mercado, fortaleça o employer branding e que não perca nenhum talento. 

Um processo seletivo lento é uma dor comum dentro do RH, por isso muitas empresas buscam solucionar esse problema, mas de nada adianta ser rápido e não ter qualidade, que é do que falaremos adiante.  

 

Assista ao webinar!

É possível fazer um processo seletiuvo ágil e manter a qualidade? 

Não adianta o processo seletivo ser ágil, se o candidato contratado mostrar ter sido a escolha errada para aquele cargo, ou seja, o processo seletivo foi rápido, mas não foi feito da forma correta ou com qualidade. 

Uma ferramenta de recrutamento e seleção pode te ajudar a acelerar a triagem, mas é preciso que ela tenha as funcionalidades apropriadas para te ajudar a tomar a melhor decisão. 

Por “funcionalidades apropriadas” entendemos que mais do que um layout de fácil navegação, intuitivo e estável, é preciso que o sistema entregue todas as informações necessárias para uma tomada de decisão de gente. 

E ainda mais do que isso, que essas informações sejam transformadas em dados, pois serão eles os responsáveis por conferir ao recrutador uma análise acurada de todos os candidatos. Como disse o estudioso William Edwards Deming: 

“Não se gerencia o que não se mede” 

Portanto, é preciso que todos esses dados estejam integrados, de forma acessível e prática, para que a tomada de decisão seja justa e efetiva. 

Nós também já falamos sobre como o uso de dados pode auxiliar na melhor contratação para a sua empresa. Não deixe de conferir nosso post no blog para saber mais sobre o assunto. 

Qual metodologia escolher para um processo seletivo ágil?

A metodologia pode fazer diferença para um processo seletivo ágil
A metodologia pode fazer diferença para um processo seletivo ágil

Além disso, é importante saber qual a metodologia por trás desse sistema inteligente, porque em caso de uma metodologia defasada ou com pouca confiabilidade científica, seu processo seletivo não alcançará a qualidade que você deseja. 

A Mindsight usa a metodologia do Big Five: a teoria de personalidade mais aceita pelos psicólogos atualmente, que classifica as características dos indivíduos em uma escala dentro das extremidades. 

Assim, os traços de personalidade são indivíduos são mapeados e analisados, sendo que esses dados são utilizados para estruturar a sua estratégia de recrutamento e seleção, garantindo embasamento científico para esse processo. 

Por esses motivos, o nosso sistema consegue agilizar os processos seletivos e elevar a sua qualidade ao mesmo tempo, porque o sistema foi pensado especialmente para otimizar e aprimorar a gestão de pessoas.

Com isso, você ganha tempo para realizar outras atividades relacionadas ao gerenciamento do capital humano na empresa. 

Além disso, confira o nosso case com RD Station diminuir o tempo da contratação, mas ainda assim garantir a qualidade dos candidatos nos seus processos seletivos.

Gostou desse conteúdo e deseja saber o que fazer em recrutamento e seleção além de recrutar? Confira esse conteúdo no nosso blog e saiba outras ações você pode realizar para garantir a evolução constante do seu capital humano. 

Ficou com alguma dúvida ou deseja conversar sobre a nossa plataforma de recrutamento e seleção? Fale com um dos nossos consultores!  Deixei seu processo seletivo mais ágil e eficaz com a Mindsight!

Transforme seus processos em jornadas! 

 

Assista ao webinar!

Compartilhe:

Sobre o autor:

Compartilhe:

Post populares

O que é ERP e seus principais benefícios
SIOP Conference 2024: Confira os destaques do maior evento de psicologia organizacional do mundo 
Ciclo de Gente: que etapas, pontos de contato, times e métricas ele envolve? Tiramos essas e outras principais dúvidas aqui! 
Como contratar um profissional de People Analytics de maneira efetiva?
SIOP Annual Conference: Conheça o maior evento de psicologia organizacional do mundo 

Posts relacionados

Menu de Navegação