Como o uso de dados auxilia na contratação de pessoas

contratação de pessoas

A contratação de pessoas é o primeiro passo para que a organização flua de maneira eficaz, alcançando cada vez mais espaços e crescimento, portanto, é preciso investir tempo e recursos nessa etapa. 

Por isso o RH deve contar com ferramentas que possam ajudá-lo na contratação de pessoas certas para as vagas, sendo assim, utilizar sistemas integrados e de tecnologia cognitiva é a melhor opção para a gestão de pessoas. 

Atualmente é muito difícil que a área de Recursos Humanos não use, no mínimo, um sistema para realizar a contratação de pessoas, já que com a era digital, o envio de currículos impressos ficou no passado. 

 

BAIXE AGORA E-BOOK COMO COMEÇAR A USAR DADOS INTEGRADOS NA GESTÃO DE PESSOAS

Portanto, a não ser que a empresa seja pequena e consiga gerenciar essa tarefa de forma manual, mas ainda de maneira prática, o uso de um sistema de triagem de candidatos será utilizado por esse departamento. 

Ao possuírem uma base de dados com todas as informações que você teria no currículo, é possível filtrar candidatos por meio de algumas categorias chave para a vaga que será preenchida. 

No entanto não podemos nos esquecer que a seleção de pessoas pode ser enviesada, afinal de contas, faz parte do comportamento humano realizar algumas assimilações, ainda que não seja a intenção do recrutador. 

Pensando nisso, reunimos algumas recomendações que vão te mostrar como o uso de dados podem gerar insights para a contratação de pessoas certas para a empresa e cargo.

contratação de pessoas
O uso de dados auxilia na contratação de pessoas certas para a empresa e cargo.

 

Uso de dados na contratação de pessoas

Assim que a empresa entende a necessidade de recrutarem um novo funcionário, é preciso anunciar essa vaga da forma correta, para que os candidatos certos entrem em contato para realizarem os testes e entrevistas. 

Essa etapa em que a empresa recebe os currículos dos candidatos, já gera uma grande quantidade de informações, que poderão ser utilizadas nas próximas fases de entrevistas, porém, sabemos que a leitura de currículos é pouco eficiente. 

E por sabermos da possibilidade de que vieses inconscientes fazem parte do processo de recrutamento e seleção, é que devemos utilizar um sistema com inteligência artificial. 

Isso faz com que o processo seletivo seja mais eficaz e justo, pois reduz ou elimina por completo esses vieses que nós, humanos, podemos inferir nessa etapa do processo seletivo. 

A análise de currículos por um recrutador pode ser enviesada, então, para esses casos, podemos mandar uma bateria de testes para o candidato, que além de evitar o trabalho manual, já te fornecerá uma triagem mais justa, sem vieses. 

Você pode conferir aqui nesse texto porque a triagem através dos currículos não é a forma mais eficaz de seleção, pois além de favorecer a discriminação, não existe um padrão para essa avaliação. 

 

contratação de pessoas

 

Partindo do pressuposto que o seu RH é estratégico, que prioriza o capital humano e age de maneira estratégica na organização, o people analytics já é uma realidade no dia a dia para o time de gestão de gente. 

Então o uso de testes psicométricos para a seleção de pessoas já faz parte da rotina do RH. Esses testes existem para medir determinadas características dos candidatos, coletando seus dados de forma objetiva e padronizada. 

O mesmo não acontece com a seleção de candidatos feita manualmente pelo currículo. 

Um dos principais e primeiros testes a ser aplicado é o de fit cultural, que vai te mostrar quais os candidatos têm mais a ver com a sua empresa. Você pode conferir nossas dicas sobre os testes de fit cultural nesse vídeo do nosso canal do Youtube. 

Não basta contratar alguém que não concorda com a cultura organizacional, por mais que o candidato seja certo para a vaga, ele não é a pessoa certa para a empresa. 

Afinal de contas, uma pessoa é perfeitamente capaz de aprender as funções necessárias para ocupar determinado cargo, mas não é possível ensinar cultura. 

Recomendamos que o teste de fit cultural seja o primeiro aplicado dessa bateria de testes, porque um candidato que tenha um alinhamento alto com a cultura da empresa, mas não com a vaga, poderá ser reaproveitado em outra vaga em aberto. 

Enquanto o candidato com baixo fit cultural não deve ser considerado para nenhuma posição, já que ele se mostrará insatisfeito com a cultura organizacional em pouco tempo. 

Sendo assim, os primeiros dados obtidos com o teste de fit cultural não devem ser ignorados. Eles são primordiais para as etapas seguintes. 

 

BAIXE AGORA E-BOOK COMO COMEÇAR A USAR DADOS INTEGRADOS NA GESTÃO DE PESSOAS

Sabendo que a pessoa compartilha dos mesmos valores que a empresa, é hora de partir para os testes de fit com a vaga, que vão selecionar os melhores candidatos para aquela tarefa que a vaga exige. 

Se o candidato possuir fit com a empresa e com a vaga, as chances desse candidato permanecer na organização durante um bom tempo é certa. 

Pois além de satisfação profissional com as tarefas que realizada no cotidiano, terá a sensação de pertencimento com o local de trabalho. 

Outros dados importantes e que devem ser levados em conta são dos funcionários que já trabalham na empresa, pois eles podem fornecer uma grande quantidade de informações que ajudarão na contratação de pessoas que virão a se tornar novos talentos. 

Você pode reunir informações desses funcionários, pensando em quais são os trabalhadores que estão na empresa, que deram certo e que estão performando mais. Você consegue encontrar pontos em comum entre essas pessoas? 

É possível encontrar, por exemplo, padrões através de análises de perfil, obtidos por meio de testes de personalidade, em que analisamos a relação entre a personalidade do candidato e o trabalho para a qual ele está se candidatando. 

O ponto crucial aqui é reunir as informações dos funcionários e transformá-las em dados. 

A partir disso, você transforma esses dados em parâmetros que vão auxiliar na contratação de pessoas e que vão garantir um processo seletivo, certificando que nenhum candidato está recebendo tratamento diferente. 

O processo torna-se mais justo, sem vieses e achismos. 

Não podemos negar a importância de uma contratação de pessoas eficaz, pois ao selecionar a pessoa errada para o cargo, é só uma questão de tempo até que os sinais do turnover apareçam. 

Isso significa um que o RH deve realizar um processo seletivo, que demanda mais tempo e mais recursos. 

Uma contratação de pessoas certeira resulta em uma pessoa que construirá uma trajetória dentro da empresa, trazendo resultados para a organização e sua carreira profissional. 

Por isso é fundamental contar com a ajuda de um sistema que foi pensado para solucionar dores do RH e ajudá-lo a tomar a melhor decisão para a empresa. 

Além disso, um software inteligente e integrado garante uma melhor gestão de tempo para o time de gestão de pessoas, que poderá voltar seus esforços para outras ações dentro da empresa. 

Cognitive RH: Transforme processos em jornadas. 

 

Conheça o Cognitive HR Software!

 

BAIXE AGORA E-BOOK COMO COMEÇAR A USAR DADOS INTEGRADOS NA GESTÃO DE PESSOAS

Compartilhe:

Sobre o autor:

Compartilhe:

Post populares

Tudo o que você precisa saber sobre avaliação de desempenho
Como identificar colaboradores high performers na empresa? 
O que é ERP e seus principais benefícios
SIOP Conference 2024: Confira os destaques do maior evento de psicologia organizacional do mundo 
Ciclo de Gente: que etapas, pontos de contato, times e métricas ele envolve? Tiramos essas e outras principais dúvidas aqui! 

Posts relacionados

Menu de Navegação