Integração RH: 4 formas para gerar mais resultados para sua empresa   

Sabemos que o RH tem muitos desafios quando falamos do gerenciamento do capital humano da empresa, portanto, cada minuto de trabalho faz a diferença quando um único setor é o responsável por cuidar de diversos setores. 

Por essa razão, o RH não pode “perder tempo” com ferramentas que ao invés de ajudar o seu dia a dia, acabam atrapalhando. Isso significa esforços aplicados em vão, e em muitos casos, funcionários descontentes com a forma como realizam as suas tarefas cotidianas. 

Por isso, a integração do RH é muito importante para otimizar o tempo desses trabalhadores e fazer o setor fluir de maneira funcional, prática e inteligente. É isso que faz um RH ser estratégico, afinal de contas. 

Se você, gerente de RH, ainda não parou para pensar no que a integração do RH pode fazer por você e seu setor, fique atento nesse post! 

Otimização de tempo no RH
Baixe agora nosso e-book e saiba como otimizar o tempo no RH!

Integração RH: O que é? 

Antes de continuarmos no assunto, é importante diferenciar de que tipo de integração estamos falando: algumas empresas implementaram uma ação que visa aproximar os setores, a fim de que os funcionários da empresa fiquem mais inteirados no dia a dia uns dos outros. 

Essa ação consiste em trocar funcionários de setores, durante alguns dias da semana, para que um entenda do setor do outro, como o trabalho é realizado, as etapas para finalizar alguns processos, as demandas recebidas e assim por diante. Nesse caso, estamos falando de uma integração entre setores. 

A integração do RH que trazemos aqui é a sistêmica. Um artigo da Harvard Business Review indicou que, atualmente, 94% dos problemas do local de trabalho são sistêmicos, enquanto apenas 6% são de nível individual. 

Portanto, a solução e melhorias desses problemas dentro do ambiente corporativo devem estar centradas, principalmente, em melhores sistemas para a realização do trabalho dos funcionários. 

integração RH 2
Corrija os problemas sistêmicos e estruture a integração do RH na sua empresa.

Claro que esses problemas com sistemas não dizem respeito somente ao setor do RH, e sim de toda a empresa, mas como dissemos acima, o RH gerencia todo o capital humano da empresa, que é o responsável pelos resultados, sejam eles bons ou ruins. 

E a integração do RH atua como um fator positivo para que esses resultados sejam cada vez melhores, tanto para os funcionários de dentro desse setor, como para os demais, que acabam sendo beneficiados por uma melhor gestão de pessoas. 

Se você, enquanto gestor de RH, ainda não tinha parado para pensar em como a integração do RH pode ser benéfica para os funcionários, entenda agora como isso funciona na prática e busque essa melhoria. 

Integração RH X Benefícios 

Quando pensamos em um sistema de RH integrado, pensamos em como ele pode funcionar para o profissional de recursos humanos desde antes do funcionário ser contratado. 

Isso significa que desde a forma como o candidato vai enviar o seu currículo até o momento em que ele não fizer mais parte do quadro de funcionários., todas as informações estarão registradas e integradas em um único lugar, agilizando todo o processo interno do RH. 

Um sistema assim, que vai da contratação, a análise de performance no cargo, avaliação de desempenho, acompanhamento de carreira, bonificação etc., pode fornecer informações mais acuradas sobre os trabalhadores, auxiliando que os gestores tomem melhores decisões. 

Com isso, o tempo do RH é otimizado, pois eles não mais dependem da análise e unificação de dados que estão espalhados em diversas planilhas ou sistemas. Um RH integrado consegue ter essa visão do todo com menos esforço e mais exatidão de dados. 

INTEGRAÇÃO RH 2
Quando falamos em integração do RH, o maior benefício é fazer o correto gerenciamento do seu capital humano.

Os benefícios aqui não ficam centralizados somente na área de RH, pois o líder de cada equipe consegue ter todas as informações necessárias sobre seu time e performance individual, facilitando a tomada de decisão, tornando-a mais justa. 

Por exemplo, é possível reunir as informações de performance daquele funcionário, seu tempo de casa e quais foram os avanços profissionais que ele fez dentro da empresa, bem como o resultado de suas entregas e o que foi ou deixou de ser realizado dentro do seu PDI. 

Com isso, no momento dos feedbacks, é possível levantar essas informações junto desse funcionário, a fim de que a conversa seja embasada dentro do que foi entregue naquele período e o que era esperado da sua performance, bem como decidir os próximos passos. 

Tudo isso também pode ficar centralizado no sistema, pronto para ser revisto pelo funcionário sempre que ele precisar buscar informações sobre a sua performance. 

A unificação das etapas da gestão de pessoas dentro de um único sistema completo é possível com o nosso software! Uma forma inteligente e integrada de gerenciar pessoas! 

Conheça o Cognitive HR Software!

Como a Mindsight pode ajudar com a integração do RH? 

Como mencionamos, os problemas enfrentados hoje pelas empresas têm origem sistêmica, mas muitos deles são tratados como problemas individuais, ou seja, as soluções encontradas são dirigidas às pessoas, quando na verdade, existe uma etapa anterior a ser solucionada. 

O artigo da Harvard Business Review ressalta que, apesar das soluções em níveis individuais terem valor (afinal, não são práticas inúteis ou descartáveis), a longo prazo elas perdem o sentido e não resolvem o verdadeiro problema a nível organizacional no que diz respeito às práticas de gerenciamento. 

Se você chegou até aqui e está pensando como pode fazer a integração do RH na sua empresa, a Mindsight pode te ajudar com isso!  

Conforme relatado no artigo, é preciso que os problemas não sejam vistos como uma questão individual a serem resolvidas, mas vistas em nível organizacional, portanto, nós temos algumas ferramentas que podem ajudar o time do RH a lidar com essas questões. 

1. Mudanças efetivas em prol do clima organizacional 

Um dos pontos levantados pelo artigo, foi a sugestão de aplicativos que ajudem o funcionário a lidar com o estresse ou momentos semanais de ginástica em grupo, mas quão eficaz é isso quando estamos falando sobre problemas gerados pelo clima organizacional negativo? 

INTEGRAÇÃO RH
Um bom clima organizacional é o ponto de partida principal par afetar positivamente outros aspectos do trabalho.

Nesse caso, uma pesquisa de clima aplicada com todos os funcionários da empresa pode te oferecer mais informações sobre o problema e insights de como é possível resolvê-los. 

Com o nosso sistema, você pode realizar pesquisas de clima para avaliar o engajamento e nível de satisfação dos funcionários, que realizada da forma correta, a longo prazo tem mais efeitos positivos do que oferecer aplicativos que ajudem com o estresse do ambiente de trabalho. 

Também é válido frisar que a síndrome de burnout foi reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um transtorno ocupacional, ou seja, desenvolvido dentro do ambiente corporativo, portanto, cabe a empresa aplicar práticas efetivas para esse problema.  Conheça a nossa suíte de Pesquisa e engajamento! 

2. Acompanhamento preciso do desempenho dos funcionários 

Muitos problemas podem ser resolvidos com sistemas que funcionem de maneira efetiva no dia a dia dos funcionários, logo, suas entregas também seriam melhoradas, mas em muitos casos não é isso o que acontece. 

Problemas envolvendo os sistemas e softwares utilizados pelos funcionários são varridos “para baixo do tapete”, enquanto os colaboradores são demasiadamente monitorados pela liderança, que cobra uma melhor performance. 

Sem um acompanhamento real de como as tarefas são realizadas pelos funcionários pode dar a imagem errada do seu desenvolvimento, e como consequência, esse funcionário ser avaliado de maneira errada em uma avaliação de desempenho. 

INTEGRAÇÃO RH
Um sistema que se importa de verdade com as dores do RH faz uma boa avaliação da performance dos funcionários.

Em alguns casos, o funcionário pode até mesmo desenvolver paranoia da produtividade, por enxergar que sua performance não está de acordo com o que foi solicitado, quando existe um problema maior que afeta suas entregas. 

Com nosso sistema, é possível aplicar a avaliação de desempenho com todos os funcionários, criar um plano de desenvolvimento individual, acompanhamento de metas e muito mais! Conheça agora a nossa suíte de Performance e recompensa! 

3. Seleção de pessoas através de fit cultural 

Selecionar pessoas através do fit cultural é uma prática que a Mindisght acredita e por isso, nossos testes para recrutamento e seleção são o melhor filtro para a seleção de candidatos. 

Contratar funcionários por meio da análise de currículo feita por um recrutador é uma forma enviesada de seleção de candidatos. Um currículo com boas referências e uma faculdade de renome não são o suficiente para predizer performance ou alinhamento com a cultura da empresa. 

Por isso, os testes psicométricos são tão importantes na primeira fase de seleção de pessoas, que garantem que os candidatos que avancem para as próximas etapas estejam – minimamente – de acordo com a cultura da empresa, que é uma forma de prevenir turnover, e com isso, tempo e recursos são poupados. 

Por isso, não deixe de conhecer a nossa suíte de Recrutamento e Seleção, que tria os candidatos por meio de uma inteligência artificial com os testes da Mindsight. 

INTEGRAÇÃO RH
Garanta que os candidatos que se inscreveram para a sua vaga estarão alinhados com a cultura da empresa.

4. Seleção inteligente de pessoas com People Analytics 

Todas as ferramentas que mencionamos acima estão disponíveis no nosso sistema integrado: o Cognitive!  Esse nosso sistema unifica esses dados obtidos através dessas suítes e os traduz para que sejam aproveitados de maneira correta pelo RH. 

Em outros posts no nosso blog, já falamos sobre o uso de dados e como eles podem ser decisivos nas decisões de gente. Confira os artigos abaixo para saber mais: 

  1. Como o uso de dados pode te ajudar a prevenir turnover 
  2. Como o uso de dados auxilia na contratação de pessoas  
  3. O uso de dados para promover ou demitir funcionários 
  4. Como o uso de dados pode transformar equipes e empresas 

É importante pensar que coletar dados e não ter um meio de avaliá-los e transformá-los em informação, resulta apenas em dados aleatórios. William Edwards Deming, um famoso estatístico e professor universitário, citou que: 

“Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, e não há sucesso no que não se gerencia”  

E é por isso que o software da Mindisght coleta esses dados, faz a mensuração e transforma tudo isso em informações úteis, que ficam dispostas em painéis de fácil visualização e acompanhamento. 

Essas tabelas, gráficos e dashboards são a forma mais prática e acessível de visualizar informações, pois as torna claras, desta forma, elimina muito os erros que permeiam a gestão de pessoas. 

É isso que chamamos de People Analytics: a coleta dos dados organizacionais de uma forma aprimorada, visando otimização de tempo e gerenciamento eficiente de pessoas. 

Integração do RH com o HR Cognitive 

Por meio dessa ferramenta, que usa inteligência artificial e People Analytics, todas as informações sobre o gerenciamento dos seus funcionários ficam disponíveis em um só lugar, tornando seu RH preditivo de verdade!  

Dê adeus a análises soltas, planilhas compartilhadas e pouco fundamentadas e acesso a diversos sistemas. Facilite o dia a dia de quem cuida do que existe de mais importante dentro da empresa: as pessoas. 

Agende agora mesmo uma conversa com um dos nossos especialistas para conhecer a nossa ferramenta e veja como a integração do RH pode modificar os resultados da sua empresa de forma positiva.

Fale agora com um especialista!

 Transforme o seu RH e faça parte dos melhores com o Cognitive RH Software. 

Conheça o Cognitive HR Software!

Compartilhe:

Sobre o autor:

Compartilhe:

Post populares

SIOP Conference 2024: Confira os destaques do maior evento de psicologia organizacional do mundo 
Ciclo de Gente: que etapas, pontos de contato, times e métricas ele envolve? Tiramos essas e outras principais dúvidas aqui! 
Como contratar um profissional de People Analytics de maneira efetiva?
SIOP Annual Conference: Conheça o maior evento de psicologia organizacional do mundo 
Case Grant Thornton: ferramenta para centralização de dados e inteligência para tomada de decisão

Posts relacionados

Menu de Navegação