Teste de fit cultural: como desenvolver um para sua empresa

Teste de fit cultural: qual a importância?

Como já comentamos no post Fit: o que é e como avaliar, existem diferentes tipos de fit, mas o cultural se tornou o mais conhecido entre eles, porque funcionário e empresa devem ter valores semelhantes para que a relação profissional seja mais duradoura e satisfatória para ambos. 

Saber se o candidato tem fit cultural com a empresa se tornou uma prática comum no recrutamento e seleção, e a forma como isso é feito varia de acordo como foi estruturado o processo seletivo da organização. 

Isso porque, se o processo seletivo for manual, o recrutador avaliará o fit cultural através de perguntas orientadas na entrevista ou dinâmicas, e de acordo com suas respostas e comportamento, é possível confirmar se ele compartilha dos mesmos valores que a empresa. 

Caso a empresa tenha um processo seletivo automatizado, é possível avaliar o fit cultural antes mesmo da entrevista, facilitando e otimizando o trabalho dos recrutadores. 

Por meio de testes psicométricos, por exemplo, além de fazer teste de perfil, o RH consegue filtrar os candidatos também pelo teste de fit cultural, mas para isso, antes é preciso que a empresa tenha um bom software de recrutamento e seleção e realize o mapeamento cultural. 

Para entender os detalhes de como desenvolver um teste de fit cultural, acompanhe a leitura!

O que é mapeamento cultural? 

Para que a empresa consiga desenvolver um teste de fit cultural, é preciso ter uma cultura organizacional bem definida, de modo a repetir a contratação dessas pessoas que compartilham os mesmos valores que a empresa prega. Aqui entra o mapeamento cultural.

Para isso, é preciso aplicar um teste com os funcionários considerados modelos pela organização, a fim de entender quais os valores mais importantes para esse grupo de trabalhadores. 

No caso da solução Mindsight, esses funcionários responderão um teste, baseado na metodologia do “Organizational Culture Profile” (OCP), desenvolvida por O’Reilly III, Jennifer Chatman e David F. Caldwell, que diz que os funcionários devem compartilhar valores e ideais com a empresa na qual trabalham. 

  Representação da cultura organizacional – Site da Universidade de Minnesota
Representação da cultura organizacional – Site da Universidade de Minnesota

 

Nesse teste, os funcionários deverão responder a 33 perguntas sobre estilo de trabalho, que estão divididas entre:  

  • Competitividade  
  • Responsabilidade Social  
  • Solidariedade  
  • Inovação  
  • Ênfase em Recompensas  
  • Orientação para o Desempenho  
  • Estabilidade 

Mediante as respostas, identificamos quais são os estilos que são valorizados pelo grupo, em grau de maior e menor importância, portanto, esses resultados atuam como um parâmetro confiável para o teste de fit cultural.  

Com esses resultados em mãos, a empresa pode realizar a seleção dos candidatos para as vagas, triando por uma nota de corte, previamente definida, que selecionará os candidatos dentro ou acima da média.  

Desta forma, a organização garante que os funcionários contratados a partir desse momento tenham alinhamento mínimo com a cultura organizacional. 

Isso impede que os funcionários peçam demissão ou tenham problemas com o ambiente de trabalho por falta de alinhamento cultural. 

Por essa razão, que nós da Mindsight, incentivamos que a nota de fit cultural seja o primeiro filtro na triagem de candidatos, porque diferente de hard e soft skills, a cultura não pode ser ensinada, pois estamos falando de valores. 

Para desenvolver um teste de fit cultural, é fundamental que o mapeamento cultural tenha sido realizado, pois só através dele é que a cultura da empresa será materializada, fazendo com que bons comportamentos sejam encorajados e comportamentos incorretos sejam reparados. 

Se você deseja saber mais sobre as vantagens do mapeamento cultural organizacional, leia o nosso case com o Grupo Energisa e entenda por que mapear a sua cultura. 

Os benefícios do mapeamento cultural vão além de trabalhadores em sintonia com a cultura, mas também contribui para a satisfação dos trabalhadores e melhora significativa do clima organizacional. 

 

Qual a melhor opção para desenvolver um teste de fit cultural? 

Agora que você já sabe o que é e qual a importância do mapeamento cultural, você quer desenvolver um teste de fit cultural na sua empresa, mas não sabe por onde começar? 

O que escolher quando for desenvolver um teste de fit cultural?
O que escolher quando for desenvolver um teste de fit cultural?

Nós vamos te ajudar! Só que antes disso, entenda por que outras formas de identificar fit cultural são pouco efetivas: 

1. Perguntas direcionadas na entrevista

Fazer perguntas orientadas para os candidatos é uma forma muito comum de avaliar fit cultural nas entrevistas. As perguntas podem ser abertas ou fechadas e o recrutador vai comparar se as respostas dos candidatos batem com os valores pregados pela empresa. 

Alguns exemplos de perguntas são: 

  1. O que você faria se fosse solicitada uma demanda que está fora do seu escopo? 
  2. Se você visse seu colega de trabalho fazendo algo de errado contra a empresa, o que você faria? 
  3. Como você se comporta em situações de conflito? 
  4. Um colega de trabalho pediu ajuda com uma demanda, mas você está atrasado com as suas. O que você faz? 
  5. Você refere trabalhar sozinho ou em grupo? 

A essa altura, você já deve saber que recrutadores carregam consigo vieses inconscientes, portanto, o que puder ser padronizado e automatizado vai ganhar tempo para o RH e garantir resultados mais justos. 

Além do mais, existe outra forma de você aplicar um teste de fit cultural com perguntas orientadas e saber qual postura que o candidato adotaria em cada situação, mas falaremos disso mais adiante. 

2. Dinâmicas 

As dinâmicas são atividades pensadas para colocar o candidato em situações em que ele tenha que propor uma ação prática para aquela determinada circunstância. 

Não é preciso buscar muito para saber que a maioria dos candidatos não se sente confortável em realizar dinâmicas, ainda mais quando elas são realizadas em grupo. 

As razões por trás do desconforto em dinâmicas são várias: o candidato pode ser tímido, não conseguir pensar sob pressão, pouco tempo para resolver a tarefa ou eles podem não compreender o objetivo final desse tipo de atividade. 

De todo modo, inserir uma problemática em um processo seletivo e analisar a forma como os candidatos a resolvem é um meio válido de analisar fit cultural, porém, está longe de ser o mais aconselhável. 

Para que um candidato chegue na etapa de uma dinâmica, na maioria das vezes significa que ele já passou por entrevistas anteriores, ou seja, se nessa etapa os recrutadores identificarem que o candidato não tem fit cultural, isso resultou em tempo perdido para ambos. 

Dinâmicas realmente são efetivas para serem usadas como teste de fit cultural?
Dinâmicas realmente são efetivas para serem usadas como teste de fit cultural?

Isso pode ser evitado no início do processo seletivo e poupado tempo e expectativas para empresa e candidato, além disso, caso a dinâmica seja realizada de forma presencial, ela precisa ser muito bem estruturada para evitar imprevistos. 

Ou ainda, a depender do contexto, precisa ser bem planejada para que o recrutador consiga avaliar a quantidade de candidatos necessária para fazer o processo seletivo avançar. 

Nesse ponto podemos contar com outros fatores que estão fora do alcance do RH resolver: candidatos podem desistir de realizar essa etapa antes de conseguirem agendar com outra pessoa para substituí-lo, podem ocorrer imprevistos que impeçam o candidato de chegar até o local da avaliação e atrasar todo o processo. 

São inúmeras possibilidades que podem acontecer e que estão fora da atuação do RH para que sejam resolvidas, por isso que realizar um teste de fit cultural online é a melhor opção para evitar essas particularidades. 

 

Como desenvolver um teste de fit cultural com a Mindsight?

A Mindsight desenvolveu a suíte de Recrutamento e Seleção e com ela você pode estruturar seu processo seletivo desde a atração de talentos, ao gerenciamento de vagas e comunicação com os candidatos. 

Como a Mindsight me ajuda a desenvolver um teste de fit cultural?
Como a Mindsight me ajuda a desenvolver um teste de fit cultural?

Como mencionamos, o teste de fit cultural da Mindsight é baseado na metodologia OCP, em que os funcionários deverão responder a 33 perguntas, divididas em quatro etapas: 

  1. Na relação de 33 frases, escolha 12 que descrevem comportamentos que você valoriza no ambiente de trabalho 
  2. Ainda sobre o que o candidato mais valoriza, escolha 6 entre as 12 frases  
  3. Dessas 6 frases, escolher as duas que você mais prioriza   
  4. Nessa última etapa, o candidato deve fazer o mesmo procedimento acima, sendo que desta vez, deverá escolher as opções que ele menos prioriza dentro de um ambiente de trabalho. 

Com base nesse resultado dos funcionários modelos da empresa, estruturamos as “notas de corte” para aplicação do teste de fit cultural com os demais candidatos. As notas são divididas da seguinte forma:  

  • Notas acima de 75: excelente nível de concordância e prioridades  
  • Notas de 65 a 74: nível alto de concordância  
  • Notas entre 55 e 64: nível médio-alto de concordância  
  • Notas entre 45 e 54: nível médio de concordância  
  • Notas entre 36 e 44: nível médio-baixo  
  • Notas de 0 a 35: prioridades diferentes entre candidatos e empresa 

 

O mesmo teste será aplicado com os candidatos e no momento da triagem e através do sistema, você pode filtrá-los de acordo com a nota.  

A aplicação dessa forma de teste de fit cultural poupa muito tempo de trabalho dos recrutadores, que agora precisam apenas enviar a bateria de testes para os candidatos e depois triá-los de forma simples e prática através do sistema. 

Do outro lado, os candidatos conseguem realizar os testes de qualquer dispositivo e lugar, seja por um telefone, computador ou tablet, de forma igualmente prática. 

Tanto para candidato quanto para recrutador, muito tempo é poupado, tendo em vista que etapas presenciais podem ser eliminadas ou diminuir o número de entrevistas se o teste de fit cultural da Mindsight for implantado desde o momento da candidatura. 

A Mindsight desenvolve sistemas para o RH e suas principais dores, com o objetivo de levar mais inteligência, tecnologia e automatização para os processos do setor. 

Fale agora com nossos especialistas e conheça nossos sistemas! Torne sua gestão de pessoas mais estratégica e ágil, saindo na frente dos concorrentes e elevando a qualidade dos seus processos seletivos.  

 

[Material rico - Whitepaper] Guia Rápido de Cultura no Processo Seletivo

Compartilhe:

Sobre o autor:

Compartilhe:

Post populares

Como identificar colaboradores high performers na empresa? 
O que é ERP e seus principais benefícios
SIOP Conference 2024: Confira os destaques do maior evento de psicologia organizacional do mundo 
Ciclo de Gente: que etapas, pontos de contato, times e métricas ele envolve? Tiramos essas e outras principais dúvidas aqui! 
Como contratar um profissional de People Analytics de maneira efetiva?

Posts relacionados

Menu de Navegação