Recrutamento orientado por dados: o que é e como fazer

O recrutamento orientado por dados traz inúmeros benefícios para a sua empresa, tanto no processo seletivo, quanto a longo prazo. Quer entender melhor como funciona? Então acompanhe a leitura! 

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O que é recrutamento orientado por dados? 

Você sabe o que é um recrutamento orientado por dados?
Você sabe o que é um recrutamento orientado por dados?

O recrutamento orientado por dados diz respeito às práticas de contratação que levam em consideração as informações recolhidas durante o processo de recrutamento e seleção, desde a atração dos candidatos até a admissão dos funcionários. 

Para que o processo de recrutamento orientado por dados ocorra, o RH deve se atentar a algumas métricas que ajudarão no objetivo principal: contratar a pessoa certa para a vaga. 

Existem muitas métricas que devem ser analisadas em um processo seletivo, mas sem o auxílio de um software, os recrutadores terão dificuldade em agilizar a triagem e ainda podem fazer uma análise enviesada dos currículos 

Os dados organizados em um sistema de RH também são úteis para eliminar vieses inconscientes que podem surgir em um recrutamento manual e sem o auxílio de uma inteligência artificial, portanto, uma ferramenta de RH faz com que o seu processo seletivo seja mais justo com os candidatos. 

Por falar em sistema, contratar um ATS para sua estratégia de recrutamento e seleção vai otimizar o tempo dos recrutadores e fornecer insights melhores para a área, e também ajudar a fechar as vagas mais rápido, porque todo o processo será acelerado pelo uso de um software de RH. 

Saiba agora quais as métricas que o RH deve analisar durante o processo seletivo! 

 

15 métricas para recrutamento orientado por dados 

Para que o seu recrutamento seja orientado a dados, o RH precisa considerar algumas métricas, que vão ajudar a medir a eficácia e sucesso da estratégia de recrutamento e seleção. 

Mapeie as métricas necessárias para realizar o recrutamento orientado por dados
Mapeie as métricas necessárias para realizar o recrutamento orientado por dados

Além disso, o acompanhamento contínuo de métricas serão úteis para aprimorar o processo seletivo, além de, é claro, contratar a pessoa certa. 

Conheça algumas métricas para serem usadas no recrutamento e seleção: 

  1. Número de inscritos na vaga 
  2. Tempo de preenchimento da vaga (SLA da vaga) 
  3. Reposição de funcionário para a vaga 
  4. Número de candidatos por etapas 
  5. Taxa de desistência na inscrição 
  6. Taxa de early turnover 
  7. Experiência do candidato (ENPS do candidato) 
  8. Custo por contratação 
  9. Taxa de aceite da oferta 
  10. Tempo até início do trabalho/ atividades 
  11. Satisfação do gestor da vaga 
  12. Taxa de preenchimento das vagas 
  13. Taxa de rotatividade/ demissões no primeiro ano 
  14. Custo com plataforma de vagas 
  15. Eficácia do canal de vagas 

Ainda existem outras métricas de recrutamento e seleção, mas é importante estudar o que a sua empresa precisa analisar, pois nem todo indicador precisa ser analisado, pelo menos não em um primeiro momento. 

É importante saber quais os indicadores que a empresa deseja acompanhar, mas o processo seletivo pode ser aprimorado e as necessidades da empresa podem mudar, portanto, o acompanhamento dessas métricas pode mudar conforme o objetivo da empresa no momento. 

Você pode conferir outros kpi’s e indicadores de RH, para entender o que precisa ser seguido pela empresa agora que você deseja ser um recrutamento orientado por dados. 

 

3 práticas para um recrutamento orientado por dados 

recrutamento orientado por dados (1)
Saiba quais as melhores práticas para um recrutamento orientado por dados
  1. Identifique métricas relevantes

Estude, em conjunto com os recrutadores e outros profissionais do RH, quais são as métricas mais relevantes no momento. 

Caso vocês ainda tenham dúvidas do que deve ser analisado, façam o caminho inverso da análise: levante os problemas para chegar até a métrica ideal. 

Por exemplo: uma empresa identificou que nos últimos processos seletivos, os candidatos aprovados, quando contatados, já haviam sido recolocados no mercado de trabalho, e analisando o cenário do processo seletivo, identificaram que o tempo de contratação estava muito alto. 

Um processo seletivo demorado pode fazer com que você perca bons funcionários, pois nenhum candidato gosta de processos seletivos longos. 

Essa métrica, que na nossa lista está como “taxa de aceite da oferta” vai te ajudar a não perder talentos para a concorrência.  

Já para um recrutamento que demanda muitos recursos da empresa, você deve investigar as métricas relacionadas ao custo para entender em que ponto as despesas podem ser reduzidas ou eliminadas. 

 

  1. Receba dados de fontes confiáveis

O RH precisa avaliar quais dados foram coletados e se eles têm qualidade, acima da quantidade. 

Por exemplo, se a sua empresa atualmente divulga as vagas em um portal de candidaturas, mas são poucos os candidatos que chegam por lá, ou ainda, se os candidatos que chegam para o processo seletivo são pouco qualificados para o cargo ou empresa, é preciso rever a divulgação através desse portal.  

Isso porque, os candidatos não são talentos em potencial, ou pouco tem a ver com a cultura organizacional, então não adianta continuar investindo tempo e recursos nesses portais que pouco contribuem com a sua estratégia de recrutamento e seleção.  

Esses dados sobre esses candidatos são pouco eficientes para as análises preditivas e eficientes que a sua empresa deseja alcançar.  

O mesmo vale para as demais formas de entrada de dados, por exemplo: se ao aplicar uma pesquisa de experiência dos candidatos, a adesão dos for baixa e o RH ter poucos formulários de resposta, como garantir que eles refletem a real situação da empresa?  

Nesse caso, cabe rever o formulário e como ele está sendo aplicado, uma vez que o engajamento dos candidatos é baixo. Às vezes, basta deixar as perguntas mais claras ou fazer um formulário mais enxuto para que a adesão aumento.  

Também vale olhar que tipo de ferramenta está sendo usada, pois uma plataforma que não seja prática para o colaborador/ candidato responder ou preencher formulários, e de difícil usabilidade, também conta pontos contra as estratégias que o RH está tentando implementar. 

Muito do sucesso de um recrutamento orientado por dados está ligado ao uso de uma boa ferramenta de RH que vai compilar, reunir e trazer painéis inteligentes sobre a contratação de pessoas. 

Recrutamento orientado por dados 6
A inteligência artificial está por trás de um recrutamento orientado por dados 6

 

  1. Invista na experiência do candidato

Como falamos, nenhum candidato gosta de processos seletivos longos, e quando na maioria das vezes a empresa contrata apenas uma pessoa para a posição, você não quer arriscar perder o funcionário certo e ainda ter vários candidatos reclamando do seu processo seletivo, certo? 

Por isso que a experiência do candidato tem sido cada vez mais um forte aliado para a empresa criar um banco de talentos e ainda ter uma boa reputação no mercado. 

Você pode medir a experiência do candidato através da pesquisa de Employee Net Promoter Score (eNPS), que vai mensurar a satisfação do candidato durante o processo seletivo. 

Os resultados vão ajudar o RH a melhorar o processo seletivo, desde como os candidatos ficaram sabendo da vaga, ao processo de triagem, entrevistas, retorno das etapas, feedback dos recrutadores e outros. 

 

Benefícios de um recrutamento orientado por dados 

Além dos motivos que já mencionamos acima, usadas corretamente, as métricas de um recrutamento orientado por dados vão confirmar a contratação da pessoa certa, o que resultará em um melhor retorno sobre o investimento (ROI). 

Para as empresas, saber que o candidato certo foi contratado e que, em pouco tempo, o valor investido terá retorno, é a certeza que o recrutamento orientado por dados é eficaz. 

Outros pontos como: agilidade no recrutamento e seleção, diminuição dos custos com recrutamento e decisões menos enviesadas também ajudam a manter o padrão de qualidade do processo seletivo, que será refletido no employer branding. 

recrutamento orientado por dados (2)
O recrutamento orientado por dados transforma a sua estratégia de seleção de pessoas

O recrutamento orientado por dados é o futuro da seleção de pessoas, que deseja ser maior eficácia do processo seletivo, além de contratar os funcionários que performam, são mais engajados com a empresa e que aumentam a produtividade da equipe. 

A Mindsight entende que o futuro do RH é o People Analytics e por isso, desenvolvemos uma ferramenta que apoia o recrutamento orientado por dados. 

Com a suíte de Recrutamento e Seleção, você pode atrair candidatos de forma estratégica por meio do nosso ATS e basear todo o seu processo seletivo por meio da nossa ferramenta e metodologias comprovadas pela psicologia organizacional. 

A plataforma também está integrada com os nossos testes psicométricos, que você já conhece e confia! 

Fale hoje com um dos nossos especialistas e invista em um recrutamento orientado por dados na sua empresa. 

 

  

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